quinta-feira, 17 de março de 2011

Descontos na conta de luz com a tarifa social de energia

A lei 12.212, sancionada em 2010, estabelece a concessão da tarifa social de energia aos portadores de doença que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia e com renda total da família de até três salários mínimos. Para ter acesso ao benefício é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município para obter o número de inscrição social o NIS. O número do NIS deve ser informado à concessionária de energia, apresentando também originais e cópias do CPF e da carteira de identidade. O procedimento vale tanto para quem vai requerer o benefício pela primeira vez como para aqueles que irão fazer o recadastramento para a tarifa social.



O que diz a Lei n° 12.212/2010:
1) Todos os consumidores de energia com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e que estejam incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) serão beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.
2) A unidade consumidora habitada por família inscrita no CadÚnico e com renda mensal de até três salários mínimos que tenha entre seus membros portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico exija uso contínuo de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia elétrica;
3) Quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).



O benefício:
De acordo com a nova lei, a Tarifa Social, caracterizada por descontos incidentes sobre a tarifa aplicável à classe residencial das distribuidoras de energia elétrica, será calculada de modo cumulativo, conforme indicado a seguir:
I - para a parcela do consumo de energia elétrica inferior ou igual a 30 (trinta) kWh/mês, o desconto será de 65% (sessenta e cinco por cento);
II - para a parcela do consumo compreendida entre 31 (trinta e um) kWh/mês e 100 (cem) kWh/mês, o desconto será de 40% (quarenta por cento);
III - para a parcela do consumo compreendida entre 101 (cento e um) kWh/mês e 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, o desconto será de 10% (dez por cento);
IV - para a parcela do consumo superior a 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, não haverá desconto.

2 comentários:

  1. Boa tarde !gostaria de saber se o portador de E.L.A tem direito a ficar com o plano de saude , casa se aposente? obrigada Katia silva ,paciente Edgar Marins

    ResponderExcluir
  2. Katia,
    Como não tenho mais detalhes do caso, presumo que o paciente estava empregado em alguma empresa e possuía plano empresaria. Se não for isso, por favor nos encaminhe um e-mail (abrela@abrela.org.br). Se for isso, o direito é mantido pelo artigo 31 da Lei 9.656, desde que o aposentado assuma o pagamento integral:

    Art. 31. Ao aposentado que contribuir para produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, em decorrência de vínculo empregatício, pelo prazo mínimo de dez anos, é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o seu pagamento integral. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

    § 1o Ao aposentado que contribuir para planos coletivos de assistência à saúde por período inferior ao estabelecido no caput é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, à razão de um ano para cada ano de contribuição, desde que assuma o pagamento integral do mesmo. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

    § 2o Para gozo do direito assegurado neste artigo, observar-se-ão as mesmas condições estabelecidas nos §§ 2o, 3o, 4o, 5o e 6o do art. 30. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

    § 3o Para gozo do direito assegurado neste artigo, observar-se-ão as mesmas condições estabelecidas nos §§ 2o e 4o do art. 30.

    Sobre essa questão, leia também esse artigo, bastante esclarecedor: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=90

    ResponderExcluir